Bem Vindos

Esse é o blog de viagens do André Calixto.
Be happy...

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Passaporte

Olá galera,
Esse é o meu primeiro post, e eu vou falar sobre passaporte.
Foi assim, acessei o site da policia federal responsável pela emissão de passaportes aqui em MG (www.dpf.gov.br) e preenchi todos os campos obrigatórios para a emissão e imprimi uma guia de recolhimento no valor de R$ 156,07.  Paguei e depois foi só aguardar o dia da entrevista.
O DIA
Sai de casa ás 14h00min com meus pais e rumei a Belo Horizonte, pois minha cidade (Sete lagoas) não emite documentos de viagem! Antes mesmo que eu chegasse em BH meu celular toca e era um agente da polícia  federal me dizendo com grosseria que o sistema estava fora do “ar” e que eu não precisava ir naquele dia, pois eu não seria atendido.
Fiquei puto e disse que eu já estava no meio do caminho e, a responsabilidade era deles de ligarem com mais antecedência, e também disse que eu iria sim ao posto aquele dia e que eu queria ser atendido de qualquer forma!
Ele me disse que eu poderia estar indo lá e conversar com o delegado, mas que o meu passaporte não seria emitido naquele dia.
Desliguei o telefone e fiquei puto, mas continuamos seguindo caminho a BH, chegando lá, tinha várias pessoas também putas da vida e eu pude crer que eu realmente não seria atendido naquele dia. Conversamos com o delegado depois de uma longa fila de espera, pois TODOS queriam satisfações.
Na minha vez, o delegado disse a nós que, realmente o sistema estava fora do “ar” em todo o país, e que não teria como fazer a entrevista, colher as digitais, preencher todos os dados para que o meu passaporte fosse emitido dentro de algumas semanas.
Fiquei com uma cara de pena e, infelizmente tive que mentir dizendo que, eu tinha um parente muito doente em outro país e que ele queria me ver antes da hora em que aguarda.
O delegado se comoveu (Ri litros disso) e carimbou toda a papelada que precisa levar para comprovar o agendamento, e me deu o telefone pessoal dele para eu ligar no outro dia para saber se o sistema já tinha se normalizado.
Fui embora tristemente e putamente, e aguardei até o dia seguinte na minha linda cama.
No dia seguinte, liguei para ele, ele meio que não se lembrou de mim, e depois que eu o lembrei do tal parente ele se recordou rapidamente e disse que infelizmente o sistema ainda normalizado, mas que eu poderia estar indo ao posto e pedindo que eles fizessem todo o processo em um modo Offline. Esse processo offline, é uma forma que usam para arquivarem  os nossos dados no computador deles e, quando o sistema voltasse eles enviam toda a documentação para a casa da moeda e conseqüentemente emitir o documento.
Eu não hesitei, e no outro dia estávamos lá no posto novamente. Fui chamado para a entrevista, tinha documentos saindo por todos os meus orifícios, e entreguei tudo.
Ele preenche todos os seus dados no computador deles, depois solicita pra você colocar seus dedos em uma maquina de colher impressões digitais, ao final ele fotografa você e pronto!
Fui pra casa feliz da vida.
Depois de uma semana eu tive que retornar ao posto, pois meu passaporte já estava pronto (eles avisam por e-mail). Retornando, você pega uma senha, e espera a sua vez, quando chamado você vai até o balcão e assina seu passaporte, dá uma nota para o atendimento deles em uma maquina e fim!
Se foi assim somente para emitir o passaporte, imaginem para emitir o visto.
Foi um sufoco só, aguardem o próximo post que eu vou falar TUDO sobre o processo de emissão de visto e sobre a minha experiência.
Até a próxima... :-D


Nenhum comentário:

Postar um comentário